Alumínio e energia renovável

A Refusão de Alumínio partindo da reciclagem é um processo mais econômico de ser fabricado, pois utiliza apenas 5% da energia elétrica gasta para transformar alumina em alumínio primário.

A energia renovável e a tecnologia moderna é a solução para que o aluminio seja produzido da forma mais limpa possível.

Enquanto as industrias da China e Rússia usam térmicas a carvão, o Brasil vende um alumínio rico em energia renovável.

Utiliza-se muita energia para produzir o aluminio e por isso é importante usar as fontes de energia renovável.  Exemplo: uma usina de alumínio que baseia sua eletricidade no carvão, como é comum, emite cinco vezes mais CO2 do que uma que se baseia na eletricidade de fontes renováveis.

Por isso é importante usar outras formas como energia hidrelétrica, energia eólica, energia solar entre outras. Nos últimos anos, o mercado vem abrindo oportunidades para os sistemas de energia renovável geração de energia eólica e fotovoltaica.

☀ Fotovoltaica

Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), apenas de 2016 para 2017, a base instalada desse tipo de energia saltou de 90 MW para 1.150 MW, o alumínio está muito presente nos equipamentos e sistemas fotovoltaicos, desde as próprias células que convertem a luz solar em eletricidade até as molduras usadas nos módulos, nas estruturas de suporte para eles, no cabeamento elétrico e em componentes dos sistemas de rastreadores solares e de inversores.

🍃 Energia eólica – a partir dos ventos

Segundo dados da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica), o Brasil tem hoje mais de 13,4 GW de capacidade instalada para geração de energia eólica, no ano de 2017, o crescimento de capacidade instalada foi de 18% em relação a 2016.

O alumínio é o metal utilizado em diferentes partes de um sistema eólico, como nas torres que sustentam o conjunto de rotores e naceles na altura apropriada para o seu funcionamento.

Fique por dentro sobre o mundo dos metais, nos acompanhe nas redes sociais, blog e site. Acesse: http://www.webmetal.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s