Quais os impactos da guerra Rússia vs. Ucrânia nas commodities de metais?

O conflito entre Rússia e Ucrânia têm provocado várias sanções, que tem por objetivo enfraquecer e economia da Rússia, e um dos mercados mais afetados é o de commodities.

Primeiro vamos explicar o que são commodities. A tradução da palavra significa mercadoria e basicamente podemos afirmar que são matérias-primas utilizadas para a manufatura de outros produtos. Ou seja, não se diferenciam de local para local, nem de produtor para produtor. Sendo eles o mercado de metais (ouro, prata alumínio), agrícola (trigo, milho, açúcar), óleo e minerais (minério de ferro, petróleo, gás). Os preços das commodities são determinados pelas leis da oferta e da demanda no mercado internacional.

O reflexo da isolação econômica da Rússia impacta diretamente na oferta de commodities global, como gás natural, petróleo, trigo, milho e metais. Afinal, Como o isolamento da Rússia impacta no preço dos metais?

A Rússia é uma grande fornecedora de alumínio para o Brasil da ordem de 91.000 toneladas em 2020, que representa 12,7% de toda a importação do metal, distribuído em alumínio primário, ligas, chapas e extrudados, sendo a sua maioria alumínio primário em forma de lingotes; desencorajar negócios com o país significa a redução da oferta nas commodities de metais para todo mundo, com as sanções dos países ocidentais que levaram as três maiores linhas de contêineres do mundo a suspender os embarques de carga para a Rússia em um momento em que os estoques de alumínio estão baixos.

Na primeira semana de março ocorreu um recorde histórico no preço do alumínio, que chegou a 3.552 dólares por tonelada no mercado de metais de Londres (LME). Vale ressaltar que a Rússia é o terceiro maior produtor mundial de metal leve, que produz cerca de 6% do alumínio do mundo, utilizado em um leque de produtos como, de latas de bebidas até componentes para aviões.

Gostou desta matéria? Continue nos acompanhando para saber mais, acesse: http://www.webmetal.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s