As funções das ligas metálicas no desenvolvimento sustentável

Os impactos da exploração dos recursos naturais são vistos no dia a dia, e a solução para esse problema é o desenvolvimento sustentável como um todo. A importância do uso de materiais sustentáveis ​​depende da relação entre a renovação dos recursos naturais e os produtos que são gerados a partir dela. 

Antes de falar sobre a função sustentável das ligas, vamos explicar o que é uma liga metálica.

Ligas metálicas são formadas pela mistura de dois ou mais elementos, onde pelo menos um deles é o metal, utilizado em maior quantidade na mistura, as ligas tem importância para a atividade industrial, pois elas apresentam propriedades que os metais, por si só, não possuem, como condutividade elétrica e térmica, resistência a corrosão e mecânica. Ou seja, a maioria dos metais são utilizados como ligas metálicas e não em sua forma pura.

O desenvolvimento sustentável das ligas metálicas, origina-se do metal, que nada mais é que o minério. Um dos minérios mais conhecidos nesse sentido é a bauxita, que é extraída da crosta terrestre por meio da mineração, geralmente com profundidades não superiores a 15 m, tendo baixíssimo impacto ambiental.  A bauxita é uma rocha amorfa semelhante a argila, de cor avermelhada, de onde se separa a Alumina (Al₂O₃), através do processo Bayer depois através de eletrólise, se obter o metal alumínio. 

Aliás, se você quiser saber mais sobre o processo de obtenção do alumínio acesse nosso Instagram e confira o passo a passo.

A solução para a diminuição da escassez dos recursos naturais é o consumo consciente. As ligas metálicas como o alumínio, são infinitamente recicláveis e reutilizáveis.

Sendo, dessa forma, uma importante trajetória para o nosso desenvolvimento sustentável.

Uma das principais características que permite que alumínio seja sustentável é sua capacidade de reutilização, ou seja, a cada produto de alumínio reciclado um novo produto pode ser criado, pois o mesmo não perde suas propriedades físico-químicas.

Dentre essas vantagens destaca-se:

  • Resistência
  • Leveza
  • Economia
  • Versatilidade
  • Menos consumo de energia para sua produção

Nenhum outro material conhecido pela humanidade pode ser usado repetidamente para produzir uma utilidade tão duradoura e versátil como as ligas metálicas.

Saiba mais sobre metal em nosso Marketplace!

Acesse http://www.webmetal.com e adquira os melhores produtos em metal!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s