Soldagem de alumínio: o que você precisa saber.

Você sabe como funciona o processo de soldagem do alumínio? O processo de fusão de dois pedaços de alumínio em conjunto, utilizando o calor elevado. Este processo é considerado uma das soldas mais difíceis de fazer devido aos fatores físicos do metal. A parte mais importante na criação desta solda é a limpeza e utilização adequada do equipamento de soldagem.

Peças de alumínio são fundidas quando o fio é colocado onde a solda será realizada e a tocha é aplicada. Duas peças de alumínio se tornam soldadas quando o fio derretido atua como uma cola para fundi-las em conjunto.

Soldagem de alumínio é simples de executar na teoria, mas os fatores físicos do metal tornam este um desafio até mesmo para soldadores experientes. O alumínio tem uma temperatura alta de condutividade e um baixo ponto de fusão. Estes dois fatores fazem do processo de solda, tanto em relação à temperatura, quanto na velocidade da chama, um processo difícil na aplicação. Muitas vezes, é preciso uma grande dose de prática com sucata antes de realmente se ganhar uma sensação de aptidão para se executar esta técnica.

Um elemento muitas vezes negligenciado para tornar a soldagem de alumínio bem sucedida é a limpeza adequada. O alumínio, mesmo que recém-adquirido e parecendo impecável, está sujo com óxido de alumínio e isso vai dificultar o processo de soldagem, criando acumulação de material. A remoção de óxido de alumínio é um processo simples que exige uma escova de aço inoxidável, solventes e solução de corrosão. Vertendo o líquido sobre o metal e delicadamente raspando com a escova ajudará a garantir uma solda suave.

 Segurança é outra parte negligenciada no processo de soldagem de alumínio. É necessário utilizar máscara de solda e luvas, saber lidar com faíscas e metal quente pode provocar queimaduras consideradas graves. E ainda, saiba que o soldador emite grande quantidade de raios UV de qualquer equipamento de soldagem e isso pode resultar em queimaduras graves, quando a pele não está protegida.

Sempre importante manter o local de trabalho limpo e sempre utilize os EPIs. Desta maneira você estará mais seguro enquanto faz uma solda.

Saiba mais sobre alumínio em nosso Marketplace e adquira os melhores produtos em metal!

Acesse: http://www.webmetal.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s