A variação de preço no mercado de metais

O preço do metal deve se manter elevado nos próximos anos, como por exemplo, o preço do cobre que atingiu seu valor mais alto nos últimos quatro anos. No mercado há uma tendência de carência de metais, portanto os preços altos da segunda metade do ano passado, são efeito da escassez, que deve durar por nos próximos cinco anos.

A China consome quase que metade do cobre do mundo e qualquer notícia sobre as tendências de consumo de metais na China terá um impacto sobre seu preço, a mesma decidiu pela diminuição da produção de metal para diminuição de impactos ambientais, ocasionando um baixo nível de oferta e com a alta de demando, fazendo com que o preço suba.

Diversos fatores têm influenciado no aumento do preço do metal, como o aumento do dólar.

A produção de veículos elétricos, que usam muito cobre e agora alumínio (tendencia a crescer nos próximos anos), em suas baterias, motores e engrenagens, tem uma alta expansão prevista, o cobre e o alumínio são usados em carros, trens, aviões, barcos, computadores, na indústria e nas redes de banda larga.

Como a produção de carros e ônibus elétricos deve passar de 3 milhões para 27 milhões de unidades em 2027, segundo uma pesquisa da Associação Internacional de Cobre, isso pode gerar uma demanda gigantesca em até 10 anos. O mercado global gira em torno de 23,9 milhões de toneladas, vale destacar que vários fundos estão investindo em cobre, pois esses novos modelos de automóveis impulsionarão seu valor, o que também influencia é o crescimento das energias renováveis, um setor de uso intensivo de metal.

O preço do metal chegou a um patamar que não era visto há quase quatro anos, o período gera mais benefícios para os produtores, o desafio é transformar essas receitas em algo virtuoso, ir além da mera exploração do recurso, investir em inovação e tecnologias de mineração e em como fazer alianças entre os setores público e privado para promover avanços em pesquisa e desenvolvimento. Não se espera uma baixa relevante no preço do metal próximo do registrado nos últimos anos, visto que o aumento da demanda de metais tem tendência a crescer pelos fatores citados acima.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s