Ligas de Alumínio: série 3000

Quando você mata a sede bebendo de uma latinha você sabe que ela é feita de alumínio. O que você não sabia é que ela é feita da Liga 3000.

Ela está presente em diversos produtos, por exemplo, latinhas, utensílios de cozinha, recipiente de alimentos, tubulações, radiadores e antenas. Se você está em busca de resistência mecânica, conformabilidade e resistência à corrosão, a liga 3000 é para você!

São cerca de 40 tipos de ligas diferentes, sendo as mais usuais comercialmente: 3003, 3004, 3103, 3005 e 3105. Ao contrário das ligas Al-Cu, as ligas Al-Mn (série 3XXX da Aluminum Association entre as ligas trabalhadas) não são endurecíveis por precipitação, ou sejam, não obtêm nenhum ganho de dureza mediante tratamento térmico denominado de envelhecimento e sim as ligas Al-Mn somente podem ser endurecidas por processo de deformação mecânica.

É uma liga de maior resistência que a série 1000 no estado solubilizado, que contém manganês usualmente até 1,5% e em algumas delas, a presença de cromo para estabilização da fase metaestável e podem chegar até a resistência à tração de 29 kg/mm2, após processo de encruamento.

As têmperas para estas ligas são “O” no estado recozido e “ H “ no estado encruado, sendo as mais usais H18, H19 e H38.

Oferece combinações de resistência mecânica, conformabilidade e excelente resistência à corrosão, sendo utilizada na fabricação de utensílios de cozinha, fabricação de latas para acondicionamento de bebidas, tubulações de ar condicionado veicular, radiadores entre outros.

Vantagens:
• Boa extrudabilidade;
• Alta resistência a corrosão;
• Boa conformabilidade e soldabilidade.

Desvantagens:
• Mole, difícil de manusear.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s